terça-feira, 15 de março de 2011

Achei o máximo essa enfermeira! O trabalho que ela realiza na enfermagem!!

ENFERMEIRA CEARENSE INTEGRA A COMARE/MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Ministério da Saúde reativou a Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, ou simplesmente COMARE.

A COMARE é uma instância colegiada, de natureza consultiva e educativa, de caráter permanente, vinculada ao Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Reconhecida na categoria pela excelência em Farmacologia a Enfermeira cearense, Dra. Maria Lurdemiller Sabóia Mota, passa a integrar a COMARE, como membro permanente.

A professora Mila possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará, Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - FAMED/UFC Atualmente é Docente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza-UNIFOR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Docência de Farmacologia e Cuidados Clínicos. livre:enquadramento funcional-docente dos cursos de: especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva da Universidade estadual do Ceará;especialização em Enfermagem em Cardiologia da Universidade estadual do Ceará; especialização em Enfermagem em estomaterapia da Universidade estadual do Ceará; especialização em Enfermagem em nefrologia da Universidade estadual do Ceará; especialização em Enfermagem obstétrica da Universidade estadual do Ceará. Consultora ad hoc do CNPq/SUS na áres de oncologia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Docência, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacologia, cuidados clínicos, oncologia e terapia intensiva. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Estudo de erros com medicamentos da USP/RP". Atualmente é graduanda em Farmácia.

A COMARE tem por finalidade realizar avaliação sistemática da relação dos medicamentos e demais produtos farmacêuticos constantes da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), e indicar as alterações necessárias, com o propósito de selecionar aqueles mais adequados para atender as necessidades de assistência à saúde da maioria da população.

Medicamentos essenciais são aqueles que satisfazem às necessidades de saúde da maioria da população, a um preço que eles e a comunidade possam pagar; portanto eles deveriam estar disponíveis em todos os momentos, em quantidades adequadas e em formas farmacêuticas apropriadas.

A lista modelo serve como guia para o suprimento de medicamentos no setor público, o reembolso com gastos de medicamentos pelos seguros de saúde, as doações internacionais de medicamentos e a produção local dos mesmos. A lista indica as prioridades de todos os aspectos do sistema farmacêutico na saúde pública.

Dados do Instituto Virtual de Fármacos - IVF

Professora Mila em recente curso no IV ENCOREN, prmovido pelo COREN/MT em Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário