sábado, 26 de dezembro de 2009

Sinais de vida - minhas palavras e ações dão evidência de que Cristo habita em meu interior.

Extraido do livro 40 dias para mudar o mundo.

O iate Cruise Queen, como um pelicano, estava à deriva no mar. Uma mansão flutuante, tão comprida quanto um ginásio de esportes, e tão deslumbrantemente branca nas águas azuis do mar Egeu. Mas algo estava errado: o iate parecia vazio. O detetive, tão silencioso como a morte, subiu no navio, pistola a mão, em busca de sinais de vida...
Quantas vezes vocês já viu uma cena como essa no cinema ou na televisão?
Uma das razões do programa Whodunit[Quem é o culpado?] ser tão popular(programa americano) é que nós temos um pouco de detetive em nós. Todos nós buscamos por sinais de vida, dicas sobre nossa identidade e segredos escondidos. Lembra-se de Sherlock Holmes? Ele conseguia desvendar a vida toda de uma pessoa ao observar a lama nos sapatos, os calos nas mãos e o tecido do casaco. Muitos de nós já brincamos de ser Sherlock Holmes em aeroportos ou em salas de espera, matando o tempo por meio da observação das pessoas, construindo o perfil silencioso da vida dessas pessoas por intermédio das roupas, dos acessórios, da linguagem corporal, da aparência facial e dos maneirismos.
A "pessoa que está escondida no coração" se mostra de todas as maneiras. Sua aparência e sua casa são extensões de seus pensamentos e de seus valores. Os outros podem dizer muitas coisas sobre nós apenas pela forma como nos aprensentamos , o carro que dirigimos, a linguagem que usamos, os hábitos que temos, os amigos que fazemos e os lugares que frequentamos. É surpreendente como podemos emitir nossa opinião sobre os outros com tamanha rapidez - e como os outros também são rápidos em formar uma opinião sobre nós!
Devemos, como seguidores de Cristo, exibir certos sinais de vida que evidenciem nosso comprometimento com o Senhor e seu Reino. Alguns desses sinais são óbvios para aqueles que nos vêem em nossos momentos de privacidade, quando estamos em oração, lendo a Bíblia, devolvendo o dízimo e resistindo às tentações pessoais.
A maioria das pessoas, entretanto, não tem acesso a esses momentos de privacidade. Elas nos vêem do outro lado da rua, da cerca, do saguão, do escritório ou dos bancos ou s milhas de distância.
Como essas pessoas reconhecem que nós somos embaixadores de Deus?
Pelo nosso sorriso...pela alegria...pela compaixão diante do infortúnio de outras pessoas...pela amizade...pelo estilo de vida simples...pela disposição de praticar atos de gentileza aleátorios...pela benevolência...pelos ministérios sociais...pelas lágrimas...pela generosidade...pela manifestação pública de nossa fé.

Alguns anos atrás, um homem aproximou-se de um cadete em uma academia militar em West Point e disse-lhe:
- Você deve ser cristão.
O cadete, surpreso, confirmou que, realmente, era seguidor de Jesus Cristo.
- Mas como você percebeu? - perguntou o jovem.
- Eu o vi no refeitório - disse o convidado. - O ambiente estava caótico e barulhento, pois algumas bandas tocavam ali, para estimular os cadetes, e milhares deles comiam, bebiam e riam. Mas, em meio a tudo isso, vi você inclinar a cabeça, silenciosamente, antes de fazer a refeição.
Alguém já veio até você e lhe disse: " Você deve ser cristão?" Alguém já lhe perguntou a razão para a esperança que existe em você? Ou alguma pessoa já lhe disse recentemente: " Há algo diferente em você. Não sei o que é, mas quero o que você tem?"
Estimulados pela indústria do entretenimento e pela mídia nacional que, com frequência, retratam-nos de forma negativa, nossa sociedade tende a ter uma visão desfavorável dos cristãos. No entanto, ao mesmo tempo, a cultura em que vivemos precisa desesperadamente de pessoas genuínas que demostrem ter sinais abundantes de vida. Este mundo está faminto de amor, alegria, paz, paciência, gentileza, fidelidade, esplendor, simplicidade, honestidade e compaixão.
Os cristãos se especializam nessas coisas.
Não basta conversar sobre o Senhor, por mais importante que isso seja. Não basta servi-lo em segredo, com nossos atos de devoção particular. Temos de exibir o estilo de vida do nazareno em meio a nossa cultura corrupta. Jesus chamou a essa atitude de deixar nossa luz brilhar diante dos homenspara que possam ver as nossas boas obras e glorificar a nosso Pai que está nos céus. O apóstolo Paulo disse: " Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a torna-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo" (Filipenses 2:14,15).
Afinal, não somos iates abandonados, à deriva, no paraíso. Somos barcos pesqueiros apropriados para o uso de nosso Mestre.
Que o Senhor possa nos dar sapatos empoeirados, joelhos gastos, mangas arregaçadas...e outros sinais de vida. E o mais importante o amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário